quarta-feira, 15 de agosto de 2012

aliviando os enjoos

praticamente toda gestante sabe o quanto é incômodo aquele enjoo 'matinal' do início da gestação (e que acompanham algumas o dia inteiro e por vezes até o bebê nascer!) e para aliviar de forma natural aqui vão algumas dicas para o dia-dia

- se o enjoo já vem pela manhã, assim que põe o pé pra fora da cama, procure ter a mãos água e algumas bolachinha de água e sal para comer antes mesmo de se levantar. Isso "acalma" o estômago.

- descansar bastante! se não tiver hora para levantar, se renda um pouco a preguicinha necessária, descanse o quanto puder. O estresse e a ansiedade são fatores psicológicos que podem desencadear os enjoos e a melhor  maneira de evitá-los é fazendo repouso. Além disso, quando estamos em repouso, nossos corpo consegue direcionar o fluxo sanguíneo para funções específicas do corpo, como a digestão, acelerando o processo.

- experimente ingerir alimentos de grande teor proteico ou de grande teor de carboidratos (como amendoins, nozes e granola). Estes alimentos ajudam a absorver o excesso de ácido estomacal e o açúcar no sangue, que pode levar ao enjoo.

- coma o que sentir vontade (aproveite os 'desejos'). É melhor comer qualquer coisa do que nada.
- evitar comidas gordurosas e apimentadas (muito difícil pra uma gestante com desejos de pizzas e pimentas!)

- entre as refeições as frutas são uma ótima pedida: banana, melancia, melão.

- é importante se manter bem alimentada, comer sempre de 2/2 ou 3/3 horas o que se adequar ao seu ritmo - a fome costuma desencadear as náuseas.

- mas também não comer demais, até se 'empanturrar' (ou tomar água demais de uma só vez). O estômago da grávida esvazia mais lentamente, por isso, pequenas porções são mais bem toleradas.

- ande sempre com uma balinha de menta, gengibre ou simplesmente algo doce para manter o açúcar do sangue (bala de gengibre e gengibre cristalizado).

- o chá de gengibre também é uma excelente saída (não precisa nem adoçar, é delicioso. mas não abuse porque depois o enjoo vai ser dele!).

- prefira os líquidos frios, normalmente são mais bem tolerados.

- suco de laranja ou limonada (cítricas) aliviam.

- evitar lugares fechados e/ou com cheiros muito fortes (como a cozinha, até mesmo se o cheiro for daquela sua comida preferida).

- escovar os dentes e lavar as mãos!

- pratique atividades leves, como a caminhada - favorece a digestão, proporciona a sensação de bem-estar, alivia o estresse emocional, libera endorfina que melhora nossa disposição física e mental e até alivia dores.

- pensamento positivo: "Você pode aliviar o enjoo, focando-se em coisas positivas. Lembre-se, enquanto você está com a cara enfiada em algum lugar vomitando, outra pessoa está crescendo dentro de você!"

- o principal e se perceber, notar o que causa o enjoo e tentar evitar.

Valorize seus sintomas, dorzinhas, enjoos, cansaços - com bom senso, tudo isso significa que a gestação está indo bem, que o corpo responde exatamente da forma que tem que ser. Teoricamente uma gravidez com problemas não produziria os níveis adequados de hormônios e consequentemente esses sintomas tão intensos. Tudo isso também faz parte de uma gestação saudável!

Tente seguir/testar uma de cada vez e ver como se adequam ao seu organismo, depois venha contar como foi e deixe também a sua dica!


fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário